Popular, Obama dará entrevista coletiva no 100° dia na Presidência
colaboração para a Folha Online
O presidente americano, Barack Obama, dará uma entrevista coletiva que será transmitida pela televisão no horário nobre no dia 29 de abril, quando completa cem dias no cargo.
A entrevista, a terceira desde que ele assumiu a Presidência dos Estados Unidos, será concedida na Casa Branca, informaram membros da área de comunicação do governo americano.
Funcionários da Casa Branca afirmaram que o fato de a entrevista ser concedida no centésimo dia do governo não tem um significado especial. Mas o centésimo dia é considerado tradicionalmente uma das etapas pelas quais os novos presidentes são avaliados.
O porta-voz da Presidência, Robert Gibbs afirmou nesta quinta-feira que a data é "arbitrária". Gibbs disse que Obama e quase todos na Casa Branca concordam com "uma grande maioria" do povo americano "que o centésimo [dia] não é um dia muito diferente do 99°, do 101° ou do 123°".
Obama teve uma agenda intensa nos primeiros três meses no cargo, nos quais adotou várias medidas contra a crise, viajou à Europa e à América Latina, e reformulou a estratégia militar no Iraque e no Afeganistão.
Em matéria econômica, a base da atuação do presidente foi ter impulsionado, no Congresso, um gigantesco plano de estímulo no valor de US$ 787 bilhões, assim como o projeto para melhorar o sistema financeiro.
Obama chega aos cem dias no poder em meio a uma popularidade crescente.
Uma pesquisa publicada na semana passada afirma que 58% dos americanos confiam nas ações do presidente para sair da crise, e creem que ele possui uma estratégia concreta para enfrentá-la.
Já outra pesquisa publicada nesta quinta-feira destaca que quase a metade dos americanos pensa que o país está caminhando bem, um número que supera amplamente os 40% que tinham a mesma opinião em fevereiro.
De acordo com uma pesquisa da agência Associated Press divulgada esta semana, 59% dos entrevistados consideram que as aparições do presidente na televisão estão sendo feitas na medida correta, enquanto 28% pensam que o presidente aparece demais na TV. Apenas 10% dos entrevistados responderam que desejam ver o presidente mais frequentemente na tela.
Com Efe e Associated Press
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial