Veja lista de possíveis candidatos a vice na chapa do republicano John McCain
Colaboração para a Folha Online
O provável candidato republicano à Casa Branca John McCain conquistou a nomeação partidária no início de março e desde então investe em uma intensa campanha presidencial. Boatos sobre sua possível lista de vice-presidentes circulam há meses na imprensa.
Em maio, o senador por Arizona teve uma reunião com candidatos ao posto em seu rancho. Na lista estavam 30 amigos e companheiros do mundo político. Sua campanha afirmou na época que a reunião teve caráter apenas "social", mas analistas afirmaram ser mais que uma casualidade a lista de presentes na qual figuram os possíveis candidatos à vice-Presidência de McCain, segundo jornais norte-americanos.
A escolha do candidato para vice-presidente é uma das mais difíceis e no caso de McCain - criticado pelos democratas por sua idade avançada, 71 anos, e pelos conservadores por suas posições moderadas.
Os fatores que influem tradicionalmente na busca de um vice-presidente são tão distintas como a experiência política, a procedência geográfica, a ausência de escândalos ou, como neste caso, a idade.
Veja a lista de republicanos que podem ocupar a vice-Presidência na chapa de McCain:
Mitt Romney, 61
LM Otero/AP
Mitt Romney desistiu nesta quinta-feira da disputa pela nomeação republicana
Mitt Romney é um dos nomes na lista de vice-presidentes do candidato republicano
Ex-governador de Massachusetts, perdeu a nomeação para McCain. Mas Romney pode trazer problemas por conta de questões envolvendo o fato de ser mórmon e por já ter apoiado o direito ao aborto. Homem de negócios, tirou 35 milhões de dólares do próprio bolso para a campanha e pode fazer o mesmo na campanha para vice-presidente ou para ajudar McCain a arrecadar fundos. Ex-chefe de uma private equity, ele também geriu as Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City. Romney pode trazer experiência administrativa para a chapa de McCain.
Charlie Crist, 51
O governador da Flórida apoiou McCain, ajudando-o a obter a nomeação, e pode ajudá-lo em um Estado bastante disputado, que pode ser republicana ou democrata nas eleições de novembro. Ex-procurador-geral da Flórida, ele se tornou governador com facilidade em 2006. Mas pode entrar em choque com a parte mais conservadora do partido, devido à sua visão sobre o aborto.
Mike Huckabee, 52
Haraz N. Ghanbari/AP
Mike Huckabee afirmou que continua firme em sua tentativa de concorrer à Casa Branca
Mike Huckabee que desistiu da corrida para apoiar o provável candidato John McCain
O ex-governador do Arkansas disputou a nomeação com McCain e foi o último competidor a desistir. O pastor batista é um conservador que tem o apoio da base evangélica do partido e é forte no sul do país.
Tim Pawlenty, 47
Governador de Minnesota duas vezes, apoiou McCain desde o começo e poderia ajudá-lo em um Estado bastante disputado. Pawlenty pode atrair os social-conservadores, mas não é muito conhecido no país todo.
Robert Portman, 52
Ex-congressista por Ohio, ex-representante comercial norte-americano e diretor do orçamento no governo de George W. Bush. Conservador fiscal, Portman, pode dar a McCain mais força na política econômica, além de ajudá-lo em Ohio -- Estado importante na disputa.
Bobby Jindal, 36
Lee Celano/Reuters
McCain fala ao lado do governador Bobby Jindal, seu possível vice-presidente
McCain fala ao lado do governador Bobby Jindal, seu possível vice-presidente
É governador de Lousiana e primeiro indiano-americano eleito. Conservador e formado em Oxford, confere juventude e diversidade ao pacote republicano. Sua experiência com a política de saúde seria um bom adicional, mas ele pode ser considerado muito jovem, principalmente em contraste com McCain, 71. É o preferido da direita cristã e tem adesivos com a frase "Jindal para V.P." circulando na cidade.
John Thune, 47
Senador por Dakota do Sul, atrairia os conservadores, mas McCain pode não querer outro senador como vice. Depois de derrotar Tom Daschle, o líder dos democratas no Senado, em 2004, Thune é considerado forte competidor, o que aumentou seu prestígio dentro do partido. No entanto, ele não é muito conhecido nacionalmente.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial