E.U.A News (Painel do Paim) - N. 487 da série de 599 Blogs do Coronel Paim - O Porta-Voz

Este blog se destina a registrar aspectos ecológicos do grande país do norte e sua influência sobre a economia internacional e brasileira e a vida do nosso povo, inclusive a preparação ostensiva e sua participação no desfecho do golpe de 1964 e, recentemente, na espionagem das ações do governo brasileiro. .

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Obama 'perdoa' peru e o livra do forno à véspera de Ação de Graças (Postado por Lucas Pinheiro)

Acompanhado das filhas, Sasha e Malia, o presidente Barack Obama "perdoou" nesta quarta-feira (23) o peru Liberty, levado à Casa Branca por um representante da associação de criadores de peru dos EUA. Com isso, o animal se livrou de ser abatido para as festas de Ação de Graças, uma das datas mais tradicionais nos Estados Unidos.

Obama deveria ter perdoado dois perus, mas uma das aves conseguiu fugir antes de receber o indulto. Com o peru Peace ausente, Obama realizou a cerimônia do indulto com o outro peru, Liberty, que recebeu o "perdão" do presidente e escapou da morte certa em uma data na qual os americanos comerão cerca de 45 milhões de perus.

Seguindo uma tradição lançada pelo presidente John F. Kennedy - assassinado em 1963 -, os presidentes americanos têm o costume de "indultar" um ou dois perus na véspera do dia de Ação de Graças, uma das festas mais celebradas pelos americanos.

A data será comemorada nesta quinta-feira (24). Obama costuma cumprir a tradição da véspera acompanhado da família.


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Obama: Irã escolheu isolamento (Postado por Danuza Peixoto)



WASHINGTON, EUA, 21 Nov 2011 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o Irã escolheu o isolamento no cenário internacional, logo após seu governo anunciar novas sanções econômicas contra a República Islâmica em razão do programa nuclear iraniano. "Depois da minha posse, disse claramente que os Estados Unidos estavam prontos para iniciar um novo capítulo com a República Islâmica do Irã, oferecendo ao governo iraniano uma oportunidade clara: eles poderiam cumprir com suas obrigações internacionais (...) ou ignorá-las, mas o Irã escolheu o caminho do isolamento internacional", disse Obama em um comunicado.

domingo, 20 de novembro de 2011


NASA cria mapa de alta resolução da Lua

Sonda da agência espacial ajuda na criação de mapa topográfico inédito
por Redação Galileu

Editora Globo
Sonda da agência espacial ajuda na criação de mapa topográfico inédito// Crédito: NASA

Astrônomos da Universidade Estadual do Arizona, em parceria com a NASA, desenvolveram o mais detalhado mapa topográfico da Lua feito até agora. A imagem mostra a superfície lunar e usa diferentes cores para representar a elevação de pequenas montanhas e a profundidade de crateras. As partes mais altas estão em branco, seguidas pelas em vermelho, laranja, verde, azul e, nas fendas mais profundas, violeta.

Para fazer o mapa, os cientistas usaram uma câmera acoplada no Orbitador de Reconhecimento Lunar, uma nave não tripulada enviada pela NASA para pesquisar a Lua em 2009. A pequena câmera – que cabe na palma da mão – consegue mapear toda a superfície do satélite em um mês e gerar imagens de alta-resolução, numa escala de 100 metros por pixel. Como a cada mês a iluminação da Lua é diferente, o mapa foi desenvolvido ao comparar as imagens capturadas pela câmera durante um ano.

No entanto, a luz do sol dificilmente atinge os pólos lunares, deixando a região escura e difícil de ser captada pela câmera. Para contornar o problema, os cientistas mediram esses locais usando um altímetro-laser, aparato que dispara raios na superfície lunar e mede sua elevação conforme esses raios são refletidos.

Segundo os pesquisadores envolvidos, esse mapa era há muito tempo aguardado pelos cientistas que estudam a Lua, e podem ajudar a entender sua formação e a planejar futuras missões ao satélite.

Temas relacionados

sábado, 19 de novembro de 2011

Obama e premiê chinês têm reunião delicada durante cúpula na Ásia (Postado por Lucas Pinheiro)

O presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, tiveram uma reunião bilateral delicada neste sábado (19) na Indonésia sobre a rivalidade crescente entre os dois países na região Ásia-Pacífico, tema que domina a agenda da Reunião de Cúpúla da Ásia Oriental (EAS).

O encontro durou quase uma hora em um hotel de luxo de Nusa Dua, estação balneária da ilha de Bali que é sede da reunião da EAS e da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, estava presente no encontro.

Segundo relatos de agências, as conversas foram essencialmente sobre a economia. Obama citou a questão do yuan, que Washington considera desvalorizado, e outras divergências comerciais, segundo Tom Donilon, conselheiro americano de Segurança Nacional.

Washington e Pequim debatem o crescente envolvimento diplomático, econômico e militar dos Estados Unidos na Ásia-Pacífico, que segundo os americanos é apenas uma resposta ao que consideram uma expansão hegemônica da China na região.

"A China nunca buscará a hegemonia", afirmou na sexta-feira Wen Jiabao. "E se opõe a qualquer comportamento hegemônico", completou.

 Nos últimos dias, as discussões se concentraram nas disputas territoriais entre Pequim e os vizinhos no Mar da China meridional, onde a concorrência é muito grande para garantir reservas de petróleo e gás.

Pouco depois da reunião, Obama deixou a Indonésia e encerrou uma viagem de nove dias a países da Ásia-Pacífico, consagrada a reforçar a presença americana na região.

As relações entre Washington e Pequim esfriaram há uma semana, após a reação da China ao maior compromisso dos Estados Unidos na região, em particular com o reforço da presença militar americana na Austrália. Wen Jiabao também criticou com firmeza o que qualificou de "intromissão" dos Estados Unidos nas questões territoriais chinesas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Jovem é processado por tentativa de assassinato de Obama nos EUA (Postado por Lucas Pinheiro)

Um homem de 21 anos foi processado nesta quinta-feira (21) nos Estados Unidos por tentativa de assassinato contra o presidente Barack Obama, após tiros terem sido disparados contra a Casa Branca na semana passada.
O presidente não estava no local na hora dos tiros.
Oscar Ortega-Hernandez, de Idaho, compareceu em um tribunal em Pittsburgh, um dia após ter sido preso em um hotel perto de Indiana, no estado da Pensilvânia, segundo o Serviço Secreto.
Ninguém ficou ferido no tiroteio, na noite de sexta.
O Serviço Secreto disse que uma bala quebrou uma janela da Casa Branca, mas parou no vidro blindado. Outra bala ficou na parede externa.
Dois carros foram vistos fugindo do local. Um foi achado abandonado, ali perto, com um rifle semiautomático.
Ortega-Hernandez foi processado por tentativa de assassinato do presidente, segundo o promotor James Kitchen. Ele vai ser levado a Washington, sob custódia.

domingo, 6 de novembro de 2011


Campo de Detenção da Baía de Guantánamo



Detidos em Camp X-Ray

Campo Delta em Guantánamo, base militar estadunidense em solo cubano.
Prisão de Guantánamo, oficialmente Campo de Detenção da Baía de Guantánamo (em inglêsGuantánamo Bay Detention Camp), é uma prisão militarestadunidense, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo, que, por sua vez, está incrustada na baía homônima, na província também homônima, na ilha de Cuba.
A Base abriga três campos de detenção: Camp Delta, construído em 2002 e composto de 5 outros campos (1, 2, 3, 4 e Camp Echo), Camp Iguana e Camp X-Ray, atualmente fechado.








SAIBA MAIS: